segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ester: espelho de sabedoria

Bom, dia negadis! 
É rotina eu atrasar as postagens nesse blog, né; galera que segue desde o início (povo doido) já está mais do que acostumado. Enfim.
Quem acompanha sabe que esse blog não tem nenhuma temática definida. Escrevo sobre tudo e todos, sem restrição. Mas em especial, não costumo publicar nada relacionado a estudos bíblicos ou algo do gênero. Sempre me prendi a reflexões sobre detalhes corriqueiros. Pois então. Hoje será diferente. 
Há aproximadamente uma semana, fiz um estudo do livro "Ester", da Bíblia, algo bem simples. Começou com uma leitura diária, mas logo percebi que aquele livro, apesar de minúsculo, poderia trazer algo grandioso principalmente pra nós, mulheres.
Pois bem. Atendendo a um pedido mais do que especial (te amo, pai!) vou publicar o pequeno estudo e espero sinceramente que todos entendam, recebam e coloquem em prática todas as lições que o livro nos traz.
Mergulhem!


Aprendendo com Ester... uma mulher sábia

    • Ester foi obediente. Mesmo após ter se casado com Assuero, continuou a obedecer Mordecai. Destaca a importância da submissão enquanto filha – uma boa filha será uma boa esposa. “Ester teve atitude mas sempre respeitou e obedeceu a Mordecai.”
    • Ester não rebelou de imediato seu segredo. A mulher sábia deve resguardar-se, manter-se em silêncio quando devido. Aprendemos, com Ester, que falar demais pode levar a mulher à “louquidão” (não, não é loucura é louquidão mesmo), e que a sabedoria das palavras pode nos levar a lugares desconhecidos. Calar-se é preciso! A mulher sábia espera o momento certo de revelar-se por completo. Mantenha-se reservada...
    • Deus age através de atitudes humanas. Não dá pra “desejar” algo e simplesmente apresentá-lo diante de Deus. Ele espera que tenhamos atitudes, colocando em prática a ORA-AÇÃO! Deus pode usar você mesmo para se auto-abençoar. Nada de preguiça! (4: 12 – 16) A mulher sábia tem ATITUDE.
    • O livro também retrata a elevação exagerada do “eu” (Hamã). Como servas do Senhor, devemos deixar manifestar-se em nós a humildade. Hamã foi humilhado por sua própria vaidade.
    • Um livro cheio de ironias – Hamã honrando Mordecai, a quem tanto perseguia; Hamã sendo enforcado na forca que preparou para Mordecai; a casa de Hamã ficou sob os comandos de Ester; Mordecai “herdou” o cargo de Hamã; o decreto de Hamã foi derrubado pelo decreto de Mordecai.
    • O livro mostra que os inimigos do Senhor não prevalecem e os Seus herdeiros sempre são honrados. Deus exalta ao fiel.
    • Deus usa seu povo para ser engrandecido em qualquer lugar. Somos luz no mundo, ou seja, para a glória Dele, Ele opera maravilhas no meio do Seu povo para que TODOS observem o Seu poder.

      E é isso. 

      Até a próxima,
      um beijo.

Um comentário:

  1. Amei o estudo sobre Ester amiga! Fico ótimoooo... já sabe que devia postar mais né? Não para nãããão! hehehehe


    Bjooo

    ResponderExcluir